sexta-feira, 19 de outubro de 2007

O largo de São Sebastião





No Largo de São Sebastião, localizado nos arredores do Teatro Amazonas, é possível encontar belas casas que contém em si a Historia da cidade, que por obra da Secretaria de Cultura do Estado, foram tombadas, e hoje abrigam as mais diversas formas de história.

Teatro Amazonas






Construção Historica no coração da Amazonia, é o Tetro Amazonas, palco de inúmeros festivais: Ópera, Cinema, Teatro e Jazz.

Uma construção imponente, quase uma réplica perfeita do Teatro de Paris.Construídos nos áureos tempos da borracha é um dos símbolos da Belle époque.

Inúmeras historias rondam essa bela construção: de tristezas, de tempos ruins, de fantasmas, além dos inumeros acontecidos com as "celebridades" que visitam o teatro.

Além do mais, se forem ao tetro, Falem com o Sr Nonatto, que ja trabalha ha mais de 30 anos no loval, e conhece as mais belas historias, além de ser muito paciente, para contar tudo nos moldes antigos, como se fosse um conto de fadas.

Tem programação para todos os dias, façam uma visita ;)

Encontro das águas





Fenômeno natural provocado pela confluência das águas escuras do Rio Negro com as águas barrentas do Rio Solimões.
Por uma extensão de mais de 6 km, as águas dos dois rios correm lado a lado sem se misturar.
Esse fenômeno acontece em decorrência da diferença entre a temperatura e densidade das águas e, ainda, à velocidade de suas correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 22°C, enquanto que o Rio Solimões corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 28°C.

Casa J. G. Araújo





Muito usada para entrevistas e lançamentos de livros, Joaquim Gonçalves foi responsável pela instalação da primeira fábrica de beneficiamento e produção de artefatos de borracha no Amazonas, e também investidor pioneiro na indústria cinematográfica do país.
A Casa em que J.G Araújo residiu por mais de cinqüenta anos foi palco de reuniões das figuras mais influentes da política, da igreja católica e do empresariado, e depois de totalmente restaurada pelo Governo do Amazonas, através do Projeto Manaus Belle-Époque, passou a ser mais um equipamento cultural e turístico do centro de Manaus, abrigando em seu interior o Liceu de Ofícios responsável pela capacitação profissional, técnica e artística, a Galeria de Artes Renato Araújo, a Diretoria dos Corpos Artísticos responsável pelos sete grupos de artistas profissionais mantido pela Secretaria de Cultura e o Departamento de Difusão Cultural que atua na captação e formação de platéias.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Igreja de São Sebastião





Construído sob a direção de Gesualdo Marchetti de Lucas, em 1888, o prédio da Igreja de São Sebastião tem estilo neoclássico, com alguns elementos medievalistas, e seu interior é marcado por painéis e vitrais europeus, bem ao estilo da época.



Intactas, as pinturas que cobrem o teto até o altar, incluindo a cúpula e as paredes, trazidas da Itália e afixadas no local, são de autoria de Silvio Centofanti, Francisco

Campanella e Ballerini. A maior delas, pintada por Ballerini, no teto, logo à entrada, mostra o martírio de São Sebastião; a base da cúpula retrata os quatro evangelistas; e a própria cúpula a "Glória do Céu", com oito anjos.
A capela lateral, à esquerda, abriga um presépio em tamanho natural (com um grande camelo) trazido da Europa por uma rica família manauara. A fachada da Igreja São Sebastião tem somente um sineiro - o segundo jamais foi construído.
Alguns historiadores afirmam que o mestre de obras teria fugido com o dinheiro destinado à construção. Desde sua fundação, a Igreja pertence aos padres Capuchinhos.




Texto retirado do site da Prefeitura de Manaus

Palácio da Justiça do Amazonas








Localizado na Avenida Eduardo Ribeiro, o Palácio da Justiça foi inaugurado em 1900. O prédio foi erguido sobre uma área elevada, e protegido por um espesso muro com construído sobre pilares ou mesmo num andar superior de uma construção.Este prédio fez parte do plano de monumentalização da cidade, traçado pelo governador Eduardo Ribeiro que, em 1893, desapropriou o terreno e no ano seguinte assinou o contrato de construção com a firma Moers & Morton. A obra, porém, foi concluída por José Gomes da Rocha, no governo de Ramalho Júnior. O Palácio da Justiça, possui traços da arquitetura francesa. Muitas das construções da cidade sofreram influência do estilo art nouveau, como são os casos de alguns edifícios e do Mercado Municipal.


Seu interior apresenta uma profusão de ornamentos, que misturam elementos de variados estilos. O aspecto barroco do seu ambiente interno contrasta acentuadamente com sua fachada sóbria e austera.

Centro Cultural Palácio Rio Negro




Construído no início do século XX, em estilo eclético, para ser residência particular do comerciante da borracha, o alemão Waldemar Scholz, foi adquirido pelo governo em 1917, para torna-se sede do Poder Executivo e residência do governador, permanente como palácio de despachos até abril de 1995.

Em 1997, o Governo do Estado, em virtude de sua beleza arquitetônica e valor histórico, o transformou em Centro Cultural Palácio Rio Negro, com espaços abertos a recitais de música erudita e instrumental, exposições, lançamentos de livros, dança e teatro, além de outras atividades culturais.

A partir de novembro 2000, o Palácio passou a servir de pólo para outros espaços culturais, agregando ao seu redor o Museu-Biblioteca da Imagem e do Som do Amazonas/ MISM, o Museu de Numismática Bernardo Ramos, a Pinacoteca do Estado, o Cine-Teatro Guarany e o Espaço de Referência Cultural do Amazonas/ ERCAM, todos funcionando com regularidade e de forma integrada.

Casa do Restauro









Foi inaugurada em 4 de novembro de 2001, na ocasião das comemorações do Dia Nacional da Cultura.
Este lugar recebe todas as obras de Arte do Estado do Amazonas que precisam de cuidados, sem mudar a forma original destes.

As instalações do lugar são propícias ao trabalho pois a Edificação data do início do século XX, aliás, como a maioria das construções em torno do Teatro Amazonas, e apesar das adequações feitas para a execução dos trabalhos, o ambiente é tranqüilo, e sempre com coisas muito interessantes para se olhar, pois além de ser a casa de restauração é também o Departamento de Patrimônio Histórico do Amazonas.


A casa do Restauro localiza-se no Largo de São Sebastião e está aberta a visitação de segunda a sexta pela parte da manhã.Podem visitar, serão muito bem acolhidos

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Casa de Música Ivete Ibiapina








Para quem gosta de construções antigas, daquelas que inspiram um belo passeio ao passado, a épocas remotas, que na maior parte das vezes nem se esteve presente, a casa de Música Ivete Ibiapina é um bom lugar.Inaugurada em 4 de novembro de 2001, após ter sido completamente restaurada como parte das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado do amazonas, pelo Projeto Manaus Belle-Époque, a Casa Ivete Ibiapina está situada ao lado do Teatro Amazonas.é muito comum, ao visitar a casa, encontrar com artistas locais ensaiando para alguma apresentação, inclusive para obras do Festival de ópera do Amazonas.
Atualmente a casa faz parte do patrimônio Histórico e artístico amazonense, e abriga um estúdio de gravação, estúdio de áudio, e uma sala de vídeos, alem de servir de palco para apresentações de Musica Popular Brasileira e teatro de fantoches.